top of page

Tartarugas marinhas

  • Foto do escritor: Projeto Life In The Oceans
    Projeto Life In The Oceans
  • 16 de mai. de 2016
  • 3 min de leitura

CLASSIFICAÇÃO

REINO: Animalia

FILO: Chordata

CLASSE: Repitilia

ORDEM: Testudinata

A tartaruga é um répitil?

É da classe de répitils, que agrupam toda as formas de tartarugas identificadas no mundo. A origem desses animais não é bem conhecida, embora se estimem que tenham surgido há cerca de 100 milhões de anos. Existem atualmente 13 famílias de quelôneos, com 75 gêneros e 260 espécies. Desses, há apenas 6 gêneros com 7 espécies marinhas.

ESPÉCIES DE TARTARUGAS

Quantas espécies existem no Brasil?

Existem 5 espécies: A Cabeçuda ( CARETTA CARETTA), de Couro (DERMOCHELYS CORIACEA), a Oliva (LEPIDOCHELYS OLIVACEA), de Pente (ERETMOCHELYS IMBRICADA). Mas como são altamente migratórias, as tartarugas marinhas tornam-se de todas as nações. Passam a se reproduzir. Passam a maior parte do tempo no mar e podem atravessar oceanos, para se alimentar em águas próximas à um continente e sereproduzir em outro.

Onde tem mais desovas?

Potencialmente, todo litoral brasileiro pode receber fêmeas para desovar. Mas geralmente procuram áreas com areia mais quente. Por isso, as principais áreas de desova ficam no Rio de Janeiro, norte do Espírito Santo, e se estendem pelo Nordeste, regiões do litoral onde as temperaturas são mais altas.

Qual é o tempo de vida?

Nem os pesquisadores brasileiros, nem os de outros países têm a resposta correta. Sabe-se que a tartaruga é um animal de vida longa. Dependendo da espécie, só atinge a idade adulta aos 30 anos. Por isso, os estudiosos no mundo estimam que uma tartaruga pode chegar aos 100 aos. Mas não é certeza!

Quanto tempo fica em baixo d'agua?

TARTARUGA DORMINDO

Entre 10 á 30 minutos, em média. Quanto mais ativas, menos tempo em baixo d'água. Quando sobem para respirar, ficam na superfície de 2 á 4 segundos. É o tempo necessário para eliminar o CO2 acumulado no corpo durante o mergulho.

As tartarugas dormem?

Sim, as tartarugas dormem, ou descansam. Geralmente é durante á noite, mas pode ser de dia. Dorme no fundo do mar, protegida entre as pedras.

Visão

Considera-se que as tartarugas sejam míopedes fora da água. Submersas, elas enxergam melhor os tons esverdeados, pois o vermelho tem pouca penetração na água.

Alimentação

Cada espécie tem a sua dieta. A verde, alimenta-se de algas e de gramíneas marinhas e a oliva gosta de crustáceos, peixes e molúsculos. A de couro só come águas vivas e outros organismos gelatinosos e a cabeçuda prefere molúsculos, caranguejos e mexilhões e outros invertebrados. A de pente gosta mais de esponjas, mas também come em menor quantidade, anêmonas, algas e crustáceos.

Preservação

Até os séculos XVII e XIX, foram bastante abundantes nos ambientes marinhos tropicais e até subtropicais. Algumas espécies chegaram a ter milhões de indivíduos em suas populações, porém hoje em dia poucas populações desses animais não estão ameaçados pela intervenção humana. Que são: sobrepesca comercial, captura acidental, destruição de habitat de reprodução, descanso e alimentação, além da contaminação dos mares, no

qual tem determinado a condição atual das tartarugas marinhas.

Habitat

As tartarugas marinhas habitam todos os mares, menos o Antártico

Curiosidades

1- Elas nadam mais de 20km/h. Mas a temperatura do corpo influi no ritmo delas, ou seja, no inverno elas ficam mais lentas

2- Em 2005 a tartaruga terrestre da ilha de Galápagos foi apontada como animal mais velho do planeta, com o nascimento estimado em 1830. Harriet, como era chamado, ganhou o apelido de "tartaruga de Darion", já que o cientista estudou em 1837 essas espécies. O répitil morou em um zoológico Australiano, e morreu aos 176 anos de idade.

Comments


Gostou de nosso conteúdo?Não gosteiNão é bomBomMuito bomGostei muitoGostou de nosso conteúdo?

Nos siga

 

  • Instagram Social Icon
20200819_113726.jpg

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page