Caça á baleias do século IX
- Projeto Life In The Oceans
- 18 de abr. de 2016
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de jul. de 2020
A caça á baleias não é algo recente. Japoneses, índios norte-americanos e esquimós da Groenlândia e do Pólo Norte realizavam, desde os primórdios, essa atividade. Eram aventuras inesquecíveis devido ao pequenos porte das embarcações e ao temor que havia em relação aos desconhecidos "monstros marinhos", como eles chamavam as baleias.
Por volta do século IX, o temor começou a dar lugar a ganância. Os homens passaram a estipular preço pela vida das baleias. A caça começou a expandir. Tornou-se comercial.
Das baleias eram retirado o óleo, que servia ara alimentar lampiões, e a carne, para a alimentação. As barbatanas das grande baleias eram utilizadas as confecção de objetos, como guarda-chuvas e chicotes.
Os navios-baleeiros foram ficando cada vez maiores e mais equipados. Em 1868, foi criado o canhão arpão, utilizado até hoje. Esse arpão tem, em sua extremidade, um explosivo que estoura
quando entra no corpo da baleia.
A indústria baleeira passou a utilizar os animais caçados para produzir ração para cães e gatos, cosméticos, tintas, conservantes, vernizes e margarinas entre outros. A caça tomou proporções tão grandes que os caçadores de baleias começaram a ter dificuldade para encontrar suas presas. Para onde elas teriam ido? As populações de baleias tornavam-se cada vez mais reduzidas. Algumas desapareceram para sempre. O desaparecimento de algumas baleias- processo mais conhecido como extinção- tornou-se motivos de preocupação.
Para resolver o problema, todos os produtos derivados da baleia passaram a ser fabricados industrialmente, com o uso de outros materiais. A única exceção seriam os povos, como esquimós, que necessitam da carne para sobreviver. Mesmo assim, esses povos tiveram que obedecer a determinação da Comissão Internacional de Caça as Baleias - International Whaling Commision (IWC) - que, desde 1946, passou a estipular cotas de caça para o consumo humano e para pesquisas.
Desde então, representantes de vários países, que caçavam ou anda caçam baleias, reúnem-se anualmente para discutir a preservação. Muitas espécies estavam ameaçadas de extinção e, por isso, essa comissão criou a moratória de caça ás baleias. Moratória é a paralização de uma certa atividade por um tempo determinado.
fonte: livro baleias e golfinhos
Comments